segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lenços dos Namorados







É provável que a origem dos “lenços dos namorados” ou “lenços de pedidos” esteja nos lenços senhoriais do séculos XVII - XVIII,  adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico. Numa primeira fase os lenços faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa passando mais tarde a peça integrante do enxoval.
Os lenços dos namorados são um símbolo dos namorados. A rapariga quando está apaixonada fabrica o seu lenço e oferece ao seu amado. É uma tradição típica do norte. O lenço era usados como símbolo do comprometimento de rapaz. Depois de confecionado, o lenço era entregue ao seu amado, este teria que usa-lo em público para mostrar a relação que havia entre ambos. Se o seu amado não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa. As mulheres também podiam usar este tipo de lenços, como prova pública do seu amor.
Outras vezes nas festas os rapazes tiravam os lenços da raparigas simulando uma ligação amorosa.
Nos lenços poderiam ter bordado: versos, rimas ou até desenhos. Os versos são geralmente quadras, escritos com erros ortográficos que traduzem  pronúncia da região. Quem os bordava escrevia como falava.
Com o passar dos tempos foram-se adoptando outro tipo de pontos mais fáceis e rápidos de bordar. Com esta alteração a decoração inicial dos lenços modifica-se, as originais cores de preto e vermelho, vão dar origem  a uma série de outras cores e outros motivos de decoração, não perdendo nunca o seu objectivo principal.
Existe actualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.

Ana, Carlos, Mónica, Sofia, Maria, Débora, Miguel,Luís, Verónica, Vanessa

Sem comentários:

Enviar um comentário