segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

São Valentim: história ou lenda


 



O dia de São Valentim comemora-se no dia 14 de Fevereiro como dia dos namorados e existe uma grande variedade de formas de a explicar.


A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos  namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mátir no ano 270. Em 1496, Papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de São Valentim.


Valentim era um sacerdote contemporâneo do imperador Cláudio II (no séc III). Cláudio queria construir um exército romano grande e forte. Não conseguido levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra e a solução que encontrou  foi proibir os casamentos dos jovens. Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: “ Do teu Valentim” (em Inglês, “from your Valentine”), antes da sua execução. Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o “amor cristão” uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião.


Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro, um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival ou até o ano inteiro. Com a  cristianização progressiva dos costumes romanos,a festa da Primavera,comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de Fevereiro.

Ricardo, Samuel, Micael, Marlene, Daniela

Sem comentários:

Enviar um comentário