segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Categorias de risco da SIDA

Em linguagem médica, um grupo de risco corresponde a uma população sujeita a determinados factores ou com determinadas características, que a tornam mais sujeita a ter ou adquirir determinada doença.
Fazem parte das categorias de risco da SIDA os homossexuais , os toxicodependentes  os hemofílicos e as prostitutas.

Porquê ?
A homossexualidade refere-se a um padrão duradouro de expriências sexuais afectivas e românticas entre pessoas do mesmo sexo. Nestas relações há troca de fluiodos sexuais que são um veículo do vírus HIV. Assim, mesmo as relações homosexuais devem ser protegidas pela utilização de um mecanismo que barre o contacto de fluidos.


A toxicodependência é a dependência de tóxicos, drogas, narcóticos.
O toxicodependente é, por assim dizer, o produto mais bem acabado de uma sociedade onde progressivamente o valor dos laços e das relações afectivas se vai perdendo e que elegeu o químico e o consumo como valores de felicidade. Muitas destas drogas são administradas via intravenosa pelo que a utilização de seringas por mais do que uma pessoa torna-se extremamente perigoso, pois há contacto de sangue.

A hemofilia é o nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o corpo de controlar hemorragias, uma incapacidade conhecida tecnicamente como diálise hemorrágica. Estes doentes utilizam de forma frequente agulhas com as quais há que tomar as devidas precauções. A falta de glóbulos brancos no snague destes doentes obriga-os a ter que fazer transfusões frequentes, facto que pode agravar o risco de contrair a doença com uma transfusão de sangue contaminado.

A prostituição é definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afectivos ou prazer.
As pessoas que se prostituem estão em contacto sexual com um grande número de pessoas correndo grave risco de nas relações não protegidas contrair o vírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário