segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tenho medo de fazer uma tatuagem...

Há muitas pessoas com medo de fazer uma tatuagem por causa da dor e pelo medo de serem contaminadas por alguma doença como por exemplo a SIDA.
Antes as pessoas não ligavam ao facto de poderem apanhar doenças ao fazer uma tatuagem, faziam e pronto, mas com o passar do tempo foi-se conhecendo novas doenças e como se podem transmitir essas doenças e foi descoberto que através dos instrumentos com que são feitos as tatuagens pode apanhar-se doenças como a SIDA. Actualmente a maior parte das pessoas só se tatuam a profissionais e a alguém em quem confiam para não correrem o risco de serem contaminadas por alguma doença ou até de a de estragar a sua pele se o tatuador for incompetente.É muito importante saber se o tatuador desinfecta os seus instrumentos porque pode ter tatuado alguém com alguém com alguma doença e depois ir tatuar outra pessoa e automaticamente contamina essa pessoa.

CUIDADOS A TER

É necessário se fazer um no local com uma pomada que contenha o ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição do tecido epitelial (pele). A proteção da região tatuada de infecção e lesões também deve ser feita cobrindo com um filme plástico e, deve ser repetida, principalmente se a tatuagem for confeccionada em uma região onde possa sofrer pressões através de roupas, calçados, etc.

Além do curativo, a limpeza do local é muito importante e só deve ser realizada comágua, sabão neutro ou sabonete. Nunca devem ser utilizados produtos químicos como, por exemplo, água oxigenada, álcool, etc.

Tatuagens grandes como nas costas, além da pomada acima citada, deve fazer uso de pomadas oleosas e hidratantes com FPS 45 ou 50, principalmente se nos expormos ao sol, pois os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele e, essa reação inflamatória na tatuagem, faz com que ocorra uma expansão da tinta pela pele, o que, a olho nu tem-se a impressão que a mesma esta “borrada” nas linhas do desenho. Quanto mais recente a tatuagem for exposta ao sol, mais ela perderá a sua nitidez.

Deve-se também evitar o uso de sauna por um período de 7 a 15 dias após a realização da tatuagem, pois a mesma desidrata a pele e acelera o ressecamento da mesma originando a famosa “casquinha” na tatuagem, que começa a sair na segunda semana e que tem como função proteger a pele durante os primeiros dias do processo inflamatóriopós-tatuagem.

O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado pelos mesmos motivos, além do risco de contaminação, assim como o de piscina, em virtude dos produtos químicos adicionados a água, devem ser evitados por uma semana.

Com relação ao banho diário, não há problema algum, mas a tatuagem ser lavada suavemente (sem esponjas, buchas, etc) com sabonete neutro e que o banho também não seja longo e com água muito quente.

Quanto à alimentação existe entre os tatuadores um mito de que certos alimentos como a carne de porco, comidas gordurosas (como chocolate e ovos), apimentadas e frutos do mar, interferem na cicatrização, só que até hoje não existe nada disso comprovado cientificamente.

Em compensação, os exercícios físicos devem ser praticados, com cautela e bom senso, como também as roupas de ginástica que podem lesar a tatuagem, principalmente nas 24 horas seguintes a realização da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário