sábado, 18 de dezembro de 2010

OS TOXICODEPENDENTES E O VIH



Os toxicodepentendes são uma classe muito sujeita a ficarem infectados com o virus VIH. Por isso estes devem tomar cuidados especiais.




Os toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material na preparação da droga para a injecção, são os mais expostos a contraírem este tipo de infecção. Nestes casos, o contagio produz-se através do sangue ou produtos derivados infectados.




Actualmente, a maioria dos casos de contagio por via sangínea ocorre entre os toxicodependentes de drogas de administração intravenosa, pois têm o hábito de partilharem seringas usadas, potencialmente infectadas com VIH. Nalgumas regiões do mundo como a Europa e a América do Norte, estes individuos representam uma taxa muito elevada do total de pacientes com SIDA. No inicio da epidemia, no começo dos anos 80, o número de contágios através das tranfusões de sangue ou produtos derivados contaminados era igualmente muito elevado. No entanto a partir do ano 1985, começou-se a utilizar métodos que detectam e eliminam o virús destes produtos, o que eliminou a possibilidade, pelo menos nos países desenvolvidos, de contágios através deste procedimento. Uma outra forma de contágio por via sanguinea, embora pouco frequente, são as picadas e feridas acidentais com seringas, lâminas de barbear, ou outros elementos pontiagudos com restos de sangue infectado.




Sem comentários:

Enviar um comentário